O que vestir em uma sessão de retratos corporativos?

O que eu devo vestir? Essa é uma pergunta muito comum que recebo dos clientes durante a etapa de pré-produção dos retratos.


Acredito que não há uma resposta única para isso. Em um primeiro momento eu diria que o seu estilo deve ser respeitado ao compor os looks da sessão. O que eu quero dizer com isso? Que você deve escolher roupas que te representam da melhor maneira possível.


Por exemplo: você é um profissional que costuma atender os clientes de camiseta, calça jeans e um tênis? Então essa será a composição dos looks do teu ensaio. Se por outro lado você costuma atender os seus clientes de terno e gravata. Então esse será o caminho mais assertivo.



Outro ponto que deve ser levado em consideração é que você se sinta confortável com as roupas que pretende usar durante a sessão. Isso irá nos ajudar a alcançarmos a maior espontaneidade possível nas fotos. Portanto roupas apertadas devem ser evitadas a fim de eliminarmos eventuais desconfortos.

Para os homens a minha sugestão é que tenham uma variedade de camisas, gravatas e ternos (se este for o seu estilo, é claro). Para as mulheres é interessante contar com uma variedades de calças, saias e blusas.

Acessórios também são bem vindos. Apenas precisamos ter o cuidado para que eles não chamem mais atenção do que você. Relógios compreendem um importante acessório masculino. Já para as mulheres os anéis e brincos normalmente estarão presentes. Se você usa óculos e tem mais de um par eu peço que os leve, assim podemos avaliar os diferentes fatores de brilho das lentes e escolher a melhor opção para usarmos durante a sessão.


Minha última sugestão seria evitar roupas estampadas com logotipo de marcas. Essas estampas comprometem a atemporalidade de um retrato e acabam chamando muita atenção.


Se você desejar, é possível contar com com uma profissional que presta assessoria de moda. Assim você terá ainda mais certeza do que usar no momento da sessão.


Particularmente não tenho nenhum tipo de restrição em relação à quantidade de looks que você pode usar durante a sessão de retratos. Entretanto é importante citar que mais de dois looks quebram a sequencia do ensaio, reduzindo o tempo que temos para efetivamente fotografar.


Me despeço por aqui e espero que esse post possa te ajudar na sua próxima sessão de retratos corporativos.


Um grande abraço!

Daniel